Em destaque

Editora vai produzir conteúdo para jogos

A editora americana Random House está criando um grupo para criar roteiros, universos e personagens para videogames. A produção transmídia se estenderá a redes sociais, plataformas móveis, livros e filmes. A Random House oferecerá também serviços editoriais para empresas de jogos que quiserem...

Leia mais

O que significa editar um livro?

Por bookess | Postado em Dicas | Em 02-08-2010

Tags:, , , , , ,

1

Editar um livro é o processo de preparação do texto para apresentá-lo para o seu público-alvo, antes da publicação impressa.

Na Bookess, quando solicitado pelo escritor antes da publicação em papel, a preparação envolve a correção de erros, a condensação do texto em linguagem mais precisa e simplificada, a organização do texto para um maior esclarecimento do leitor e, por vezes, a modificação do conteúdo real do livro. O  grupo de pessoas que editam os livros na Bookess são chamados editores. As decisões finais são tomadas por este grupo antes dos livros serem lançados. Os editores estão envolvidos em uma ampla variedade de edição de mídia, incluindo a edição do blog, a organização de antologias, revistas, livros acadêmicos, a preocupação com o design de capa, formatação do texto, etc., seja escrevendo, seja editando layouts, releases e textos em geral. Normalmente, as publicações menores não têm um editor para cada função e, por vezes os trabalhos de edição se sobrepõem. Quanto maior for a publicação, mais especializado deverá ser o papel do editor.

O editor é a pessoa que toma as decisões da edição final do livro. Esta pessoa assume a responsabilidade pelo conteúdo da publicação, e como será visto pelos olhos do público. Assim, essa pessoa é a que geralmente leva a “culpa” pelo conteúdo, seja ele difamatório, ofensivo ou controverso, perante a mídia. O editor é aquela pessoa que  também vive numa corda-bamba: sua profissão está sujeita aos riscos do mercado: sucesso ou queda. Riscos existentes, aliás, em todas as profissões.

Comentários (1)

Muito interessante o post!!

T+

Deixe seu comentário