Em destaque

Conheça “Caminhos de Amor e Ódio”, escrito pelo Dr. Afr

Entrevistamos Dr. Afrânio Luiz Bastos, o autor de “Caminhos de amor e ódio”. Confira a entrevista abaixo e aproveite para comprar o livro AQUI. 1. Quem é o Dr. Afrânio Luiz Bastos? Nasci em Matipó/MG, em 05/04/1949. Sou formado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora,...

Leia mais

Autopublicação: por onde começar

Por bookess | Postado em Dicas | Em 12-01-2015

0

Writing Tools

A autopublicação vem crescendo muito no Brasil pois os autores reconhecem a oportunidade de publicar com facilidade e maior rapidez do que seria com uma editora tradicional.

Mas entra a questão: se quero autopublicar, como posso começar?

A autopublicação não é muito diferente de qualquer outro meio de publicação; ela é, sem dúvidas, uma iniciativa mais empreendedora porque o responsável pelas principais decisões é o próprio autor. Mas, da mesma forma, ela segue os mesmos passos de uma publicação tradicional.

O primeiro passo, após finalizar o seu livro, é realizar uma revisão própria nele. O que é uma revisão própria? É a revisão que o próprio autor faz em seu livro a fim de encontrar pequenos erros: gramaticais ou ortográficos, trechos que ficaram a desejar, cortar uma coisa aqui ou ali; ou seja, uma lapidação do seu original. É interessante que você compartilhe ele com outras pessoas (parentes, professores, pessoas que realmente gostem de ler) para que consiga aperfeiçoar ainda mais o seu livro. Justamente por você estar se autopublicando, você dificilmente terá um editor à sua disposição fazendo sugestões ou alterações ou cortes. Então, tudo isso é exclusivamente com você.

Após terminar de lapidar o seu livro, sugerimos contratar profissionais de serviços editoriais para que editem seu livro adequadamente nos formatos digital e impresso, fornecendo a estética de um livro profissional. Ao menos que você seja formado em letras, que trabalhe com revisão, ou que seja designer para fazer sua capa e diagramação, sugiro que você não siga a linha do faça-você-mesmo. Por mais que seja bacana você pode falar para alguém “fiz tudo sozinho no meu livro”, geralmente, esses livros são os que menos vendem (para além dos parentes e amigos). Um dos obstáculos da autopublicação é a aceitação dos leitores. Para eles, você é um autor que precisou pagar ou fazer tudo por conta própria para publicar o seu livro, o que significa que seu livro é ruim. Então, se você quer chamar a atenção dos leitores, precisa de um bom serviço editorial para o seu livro. Uma capa bonita, uma diagramação cativante e uma revisão impecável, serviços dignos de uma grande editora. Não deixe de contratar um triângulo editorial que é os serviços de capa, diagramação e revisão. Não contratar, além do mais, é um dos grandes erros da autopublicação. Justamente por o seu livro ser publicado de maneira independente, ele precisa se destacar e chamar a atenção, afinal, os leitores julgam pela capa.

Tão logo os serviços editoriais contratados estiverem prontos, você precisará publicar o seu livro. A Bookess oferece uma plataforma de autopublicação que permite a publicação do seu livro no formato digital e/ou impresso, não gerando nenhum custo a você. Basta você criar sua conta e publicar seu livro de forma simples e rápida e sem burocracia.

No entanto, antes mesmo de publicar, você precisa fazer o marketing do seu livro, ou seja, divulgá-lo. Dificilmente divulgar o seu livro no dia que lançá-lo irá gerar uma boa margem de leitores e alcance de sucesso da noite para o dia. Então, é interessante, e até mesmo aconselhável, que o marketing dele comece a ser realizado pelo menos com um mês de antecedência, para um bom planejamento e abordagem. Para os autores, a Bookess oferece os serviços editoriais e de marketing ideais para que você consiga divulgar seu livro a um público de mais de quarenta mil autores e leitores: e-mail marketing e marketing no Facebook. Outra maneira interessante de você divulgar o seu livro é realizar um Book Tour, onde você selecionará blogueiros e enviará seu livro para um deles, que irá ler, resenhar e repassar para o próximo blogueiro.

Autopublique você também. E conte conosco!

Equipe Bookess

Post original do blog Pandora Fairel.

Comentários protegidos.