Em destaque

Conheça Gustavo Costa, autor de Amores Fluídos

  Entrevistamos Igor Assunção, o autor de “O mistério do Canibal”. Confira a entrevista abaixo e aproveite para ler um trecho do livro gratuitamente AQUI.  1. Quem é Gustavo Costa? Pernambucano nascido em Recife, adotado por São Paulo e viajante pelo Brasil e pelo mundo. 2. Quando...

Leia mais

Catarse: um site de financiamento coletivo para projetos criativos

Por bookess | Postado em Dicas, Novidades | em 09-05-2014

505

download

Você conhece o site Catarse?

Catarse é um site que possibilita o financiamento de projetos criativos de modo simples e prático!

Como assim?

Digamos que você tenha algum projeto criativo – um jogo, um livro, um CD a ser gravado – mas não tem o dinheiro necessário para cobrir as despesas, para que esse seu projeto se desenvolva. Sendo assim, você poderia utilizar o Catarse e pedir o apoio do público.

Mas não é assim tão fácil! Você precisará realizar um vídeo para a campanha, encontrar recompensas atrativas para oferecer aos apoiadores, encontrar uma forma de comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma seleção. Se o projeto for aprovado, ele é aberto para a captação e você compartilha sua ideia para o mundo.

Todos os projetos têm que ter um objetivo de arrecadação e um prazo – que varia de 1 a 60 dias. Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel e se desenvolver. Quando o prazo final é atingido, é onde surge duas opções que o site chama de Tudo ou Nada.

Por que tudo ou nada?

Simples. Se o projeto for bem sucedido, sendo o objetivo – ou seja, valor total – da arrecadação for atingido ou superado, o realizador – você – fica com o dinheiro arrecadado, ou seja, tudo. Caso contrário, se o objetivo da arrecadação não for atingido, o site devolve as contribuições para todos aqueles que apoiaram e o realizador do projeto não leva nada.

Diferente das leis de incentivo, banco e formas tradicionais de patrocínios, o Catarse é um canal que exige pouquíssima burocracia e baixo risco financeiro, e também, um meio de destacar suas ideias perante o público, abrindo portas para conexões inesperadas com Apoiadores e outros Realizadores. Não custa nada enviar um projeto, porém, se ele está no ar e a sua meta for atingida ou superada, o Catarse fica com 13% do valor arrecadado – cujo valor já inclui tanto a comissão do Catarse como a taxa do meio de pagamento. 

Sou escritor. Com que finalidade posso usar o Catarse?

Atualmente, o meio mais simples e rentável de publicação de livros é o de autopublicação – também conhecido como publicação independente. Na Bookess, trabalhamos dessa forma: você publica o seu livro gratuitamente e o mundo inteiro lê. Porém, se você desejar um acabamento profissional para o seu livro – revisão, diagramação, criação de capa, tradução, dentre outros serviços – você precisará pedir pelos nossos serviços profissionais para a edição de seu livro. Mesmo com as formas de pagamento facilitadas, há valores que podem acabar sendo altos demais para você, que é ou já foi escritor iniciante.

Portanto, o Catarse é um modo simples, fácil e prático de financiar a sua obra a ser publicada de modo profissional, além de ser muito interessante e um meio extenso de compartilhamento de ideias e projetos inovadores.

O que está esperando para publicar seu livro de modo profissional?

Equipe Bookess.