Em destaque

New York Times publicará lista de e-books mais vendidos

Os e-books conseguiram outro feito: ter uma lista própria de mais vendidos no New York Times. O jornal anunciou que passará a publicar no começo de 2011 o ranking de vendas de e-books de ficção e não-ficção. As listas de mais vendidos do NYT, publicadas desde 1935, são parâmetro de sucesso...

Leia mais

Manual do Selo Boa Escolha

Por bookess | Postado em Tutoriais | em 18-06-2014

0

Manual Header

 

Você conhece o Selo Boa Escolha da Bookess? Este é um selo especial da Editora Bookess que classifica os livros com qualidade profissional. Os requisitos para que um livro obtenha o Selo Boa Escolha são: uma capa com boa aparência, diagramação alinhada e padronizada e revisão textual profissional.

Mas como atender a todos esses requisitos? Há algum padrão neles?

Felizmente, podemos dizer que a resposta é sim! Trazemos este manual com o intuito de que os autores que tenham interesse em adquirir o Selo Boa Escolha para os seus livros, saibam como adequar seu livro de acordo com o padrão solicitado pelo Selo, sem correr o risco de ser reprovado. Esses requisitos estarão valendo a partir de hoje, e os os livros que não atenderem a algum dos requisitos, não receberão o Selo Boa Escolha.

Primeiro requisito: Capa com Boa Aparência.

A primeira coisa que um leitor percebe no seu livro é uma capa de boa aparência e de qualidade. Isso, por sinal, também é um requisito para que o seu livro obtenha o Selo Boa Escolha. Para que o seu livro atenda ao requisito do Selo de Capa Com Boa Aparência, ressaltamos os pontos importantes para a sua capa:

  •   Ela deverá ter título e nome do autor na capa em fonte legível e com cores que tenham contraste com a imagem de fundo para que a leitura seja agradável.
  •  Ela deverá ter contracapa com sinopse, também com fonte legível e com bastante contraste entre a cor da fonte com a imagem de fundo, para que a leitura seja agradável e fácil. A contracapa é necessária apenas para os livros impressos, não havendo necessidade também para os livros em formato digital.
  •  As imagens/artes utilizadas deverão ser de boa qualidade, não podendo ser retiradas de banco de imagens sem a devida autorização e direitos autorais.

Exemplo:

Capa Completa

Contracapa e capa.

A Bookess também sugere que, para a sua capa atender a todos os pontos citados acima, você contrate um profissional da área que realize uma capa de qualidade profissional.

Segundo Requisito: Diagramação Alinhada e Padronizada

A diagramação é a parte responsável pelo modo como o texto se encontra no livro. O tipo de fonte, a centralização do texto na página, o design adequado para o miolo do livro. De modo geral, a diagramação é responsável para deixar o miolo do livro agradável para o leitor, dando a ele ainda mais prazer em ler o seu livro. Para que seu livro atenda ao requisito do Selo de Diagramação Alinhada e Padronizada, nós ressaltamos os pontos importantes para a diagramação:

  •   Para a diagramação ser padronizada, ela precisa ter numeração de páginas ou no centro da página, ou nos cantos externos. Para os arquivos digitais em formato PDF, é necessário também que a paginação seja feita, sendo apenas não necessária em arquivos de formato EPUB. Se o autor desejar adicionar um cabeçalho, o cabeçalho deverá trazer o nome do autor e o nome do livro ou do nome ou número do capítulo.
  •  Se o Sumário for necessário no seu livro, ele precisa ser feito e diagramado de modo padrão. Sumários em que os capítulos são colocados logo ao lado da numeração de páginas, sem a divisão adequada, serão desclassificados, tornando a diagramação irregular.
  •  A diagramação também precisa trazer, na primeira página, o nome do livro e do autor. Na segunda página, ela precisa conter as informações — ISBN, ficha catalográfica, responsáveis por serviços editoriais, se tiver —, e na terceira, novamente o nome do livro, do autor e o número da edição.
  •  Para uma diagramação alinhada, o texto precisa estar em alinhamento justificado, para que ele fique com o texto bem distribuído pela página, tornando-o esteticamente aceitável e até mesmo a leitura mais agradável.
  •  Se o seu livro contiver imagens, fique atento à qualidade delas, o modo como estão distribuídas pelo livro e, se tiver algo escrito nelas, fique atento ao contraste do texto com o fundo da imagem. Isso também se aplica para tabelas.

Exemplos:

Primeira página

Primeira página.

Miolo 2

Segunda e terceira página.

Sumário e miolo.

Sumário e miolo.

Miolo-2

Exemplo de numeração de página nos cantos externos.

A Bookess também sugere que você contrate um diagramador profissional para realizar o serviço dentro dos padrões solicitados para um livro com o Selo Boa Escolha.

Terceiro Requisito: Revisão Textual

A revisão textual é essencial para todo e qualquer livro, além também de às vezes ter a necessidade de adequar o texto de acordo com a Nova Ortografia. Para que o leitor não encontre deslizes durante a leitura que possam comprometer até mesmo a imagem do autor, é sempre recomendado que pelo menos uma revisão seja realizada por uma visão externa, de alguém que não faça parte da criação do livro. Para que seu livro atenda ao requisito de Revisão Textual, é necessário que:

  •   O autor revise inteiramente seu livro, em busca de pequenos erros que possam passar despercebidos durante a leitura, o que também sugere que o livro seja pelo menos revisado uma vez por alguém de fora da criação do livro ou por um profissional.
  •   O autor deve ficar atento aos erros como mal uso de crases, falta de acentos em palavras que necessitam dele, uso do trema — que não é mais usado, de acordo com a Nova Ortografia —, uso excessivo de vírgula que torna parágrafos muito extensos e cansativos, dentre outros. Espaços antes de vírgulas, exclamações, interrogações, pontos finais, dentre outros acentos, também são vistos como falhas na revisão.
  •   A sinopse do livro, colocada na contracapa e no site, também precisa ser revisada. Se a sinopse usada no site contiver algum erro, o requisito de revisão textual logo será descartado. Se a sinopse usada na contracapa, ou qualquer texto que estiver na capa estiver errado, a capa será igualmente desclassificada.
  •   Textos totalmente em itálico, sem necessidade — que seria em certos diálogos, palavras estrangeiras, dentre outros — também desclassificam a revisão.

Exemplo:

Revisão

Exemplo de revisão, de uso inadequado de acento, itálico, trema e hífen.

A Bookess sugere também, para que seu livro tenha uma revisão adequada e aceita, você contrate um revisor profissional.

Para que o seu livro obtenha o Selo Boa Escolha, todos os três requisitos precisam ser atendidos, de acordo com os padrões impostos pela análise do Selo Boa Escolha da Bookess.

Adeque seu livro aos padrões do Selo e tenha seu livro vendido nas maiores livrarias do país!

 

Cordialmente,

Equipe Bookess.

Vantagens de publicar seu livro em formato eBook

Por bookess | Postado em Dicas | em 04-06-2014

0

9367687811_2927cd5d02_o

 

Não é de hoje que os eBooks vêm conquistando um espaço considerável no mercado literário — não a ponto de fazer com que os livros impressos entrem em extinção, mas o suficiente para fazer algum barulho e ter maior visibilidade.

Contudo, muitos autores ainda estão com um pé atrás em relação aos eBooks, afinal, não há nada melhor que pegar um livro, sentir a textura da capa, folheá-lo, sentir o cheiro de livro novo e admirá-lo na estante. Mesmo que apenas os livros impressos proporcionem essas sensações maravilhosas para os leitores, ainda existem diversas vantagens em publicar um livro em formato digital. E então, eis as vantagens:

O custo de produção é baixo. Enquanto um livro pode chegar a custar até quarenta reais a unidade para ser impresso — fora os royalties do autor —, o custo de produção de um eBook dificilmente vai passar de cinco reais, o que dá a liberdade ao autor colocar um valor de royalties ainda maior em cima, recebendo assim, um valor muito superior ao que ele receberia com as versões impressas.

O valor de venda dele é muito inferior ao do livro impresso no mercado. Quanto menor o valor, maior a demanda potencial, pois incentiva o leitor a comprar o livro. De forma que, um livro impresso custe o valor X, com esse mesmo valor, o leitor pode comprar até cinco eBooks.

É prático e leve. Por mais maravilhosos que os livros impressos sejam, só os leitores sabem como eles pesam em suas bolsas e mochilas e como é duro carregar o peso nos braços ou nas costas. Já os eBooks podem ser baixados em celulares, leitores de livros digitais ou tablets e carregados para qualquer lugar, sem se preocupar com o peso e ainda poderá “carregar” quantos livros quiser!

Chega de correios. Se você quiser organizar uma Book Tour ou enviar seu livro para alguém ler e realizar uma resenha a fim de divulgar seu livro, você não precisará mais enfrentar filas de correio e pagar as taxas de entrega. Basta enviá-lo por e-mail, ou através de outra forma de contato para a pessoa desejada.

Maior alcance de visibilidade. Enquanto seu livro impresso fica praticamente restrito ao Brasil, o seu eBook pode ser visto por todo o mundo, sendo ele vendido na Amazon, Apple, dentre outros meios de vendas de livros digitais pelo mundo inteiro. Eles chegarão até o exterior com mais facilidade de praticidade, sem burocracia e grandes custos, como seria com os livros impressos.

Há uma proteção maior contra à violação de direitos autorais. Enquanto os livros impressos podem apenas serem transcritos para o computador e disponibilizados, os eBooks trazem em seus arquivos várias chaves de proteção que impedem a cópia e distribuição gratuita e ilegal do livro. E, se acontecer de alguém conseguir quebrar as chaves de proteção, sempre corre o risco de ser rastreado e punido.

Publique seu eBook na Bookess e aproveite todas essas vantagens!