Em destaque

10 dicas para promover seu livro – Parte II

  As primeiras cinco dicas (se você perdeu o primeiro post acesse http://www.bookess.com/blog/06-09-2012/10-dicas-para-promover-seu-livro-parte-i.html)  dão os passos mais gerais, e também os mais fáceis, para apresentar seu livro para o público. Agora, se você pretende ser um escritor...

Leia mais

8 Dicas Úteis para o Sucesso com eBooks

Por bookess | Postado em Dicas | em 17-07-2014

0

4360133692_b598361c18_z

Os livros em formato eBook estão conquistando cada dia mais um espaço maior no mercado. Por sua praticidade e baixo custo, ele tem se tornado o preferido de vários autores e leitores. Estas dicas a seguir são, principalmente, direcionadas para autores, iniciantes ou não, que pretendem publicar seu livro em formato eBook.

1. Parar de reclamar das editoras.

As editoras nunca prestaram atenção em você? Seu talento nunca foi reconhecido? Pare de gastar energia falando mal das editoras e construa seu próprio caminho, sem elas.

2. Ter talento.

Parece óbvio, mas é incrível o volume de livros mal escritos, mal planejados, mal desenhados, cheios de erros. Portanto, na dúvida, peça para uma pessoa meticulosa ler seu livro, ou pague um editor freelancer. Qualquer pessoa que publique por conta própria, sem mostrar seu trabalho a alguém, provavelmente vai se dar mal.

3. Ter várias habilidades.

Um autor que só sabe escrever? Esse tempo já era. Qualquer candidato a autor de ebooks precisa dominar outras áreas, como design, marketing e mídias sociais. Não domina? Então vá aprender a dominar, estude, pesquise, se mexa. Tudo o que uma editora saberia fazer pelo seu livro, de cabo a rabo, você mesmo precisa saber. Isso é o mínimo. E você pode (e precisa) saber mais.

4. Ter mais de um ebook já escrito.

Os grandes bestsellers de ebooks, Amanda Hocking, Stephen Leather, John Locke e outros, tinham vários títulos prontos ao mesmo tempo. Mais ebooks igual a mais chances de venda. Tenha paciência, faça um planejamento e lance pelo menos 3 livros ao mesmo tempo – planeje bem a sequência de títulos e tome o tempo necessário para escrever.

5. Escrever livros menores, com mais frequência.

Todos os leitores reclamam que ebooks precisam ser baratos. Nenhum reclama que precisam ser longos. Não é razoável escrever um ebook com 200.000 palavras se ninguém pagar mais de R$10 por um ebook. A média é de 80.000 palavras, mas ebooks permitem formatos menores, do tamanho de um ensaio longo (A Amazon até criou uma categoria para livros assim, chamada “Kindle Singles”.)

6. Se preocupar com qualidade, não com o preço.

Não adianta vender barato (ou mesmo oferecer de graça), se o livro for ruim. Ninguém irá querer ou divulgar seu livro. Além disso, em testes e pesquisas, as pessoas relacionam a má qualidade com preços muito baixos. Portanto, ao invés de se preocupar com o preço, preocupe-se primeiro em fazer um trabalho bem feito.

7. Ter sua própria base de usuários/consumidores.

Algo essencial para quem vai publicar seu livro por conta própria. Você precisa, vamos frisar, PRECISA manter contato direto com leitores e fãs – eles são os seus clientes. Nesse sentido, é essencial ter uma presença junto a eles. Blog, Facebook e Twitter não servem só para divulgar links de venda do seu livro. Servem, principalmente, para construir um relacionamento e uma comunicação constante com os leitores-clientes.

8. Não ter vida social.

Você quer realmente ter sucesso com ebooks e como autor? Então comece a investir o máximo do seu tempo em planejar escrever e divulgar sua obra…

Adaptação livre do texto originalmente escrito por Ben Arogundade, para Huffington Post.

Post citado em Revolução Ebook, por Eduardo Melo.