Em destaque

Líder de vendas: e-books crescem 193% nas vendas

Segundo pesquisas nos Estados Unidos. As vendas dos livros digitais cresceram cerca de 193% nos estados Unidos.Quando calculado o período que compreende os meses de janeiro a agosto, as vendas de e-books subiram de US$ 89,8 milhões em 2009 para US$ 263 milhões em 2010. Este crescimento de 193% significa...

Leia mais

Livros que fazem a cabeça dos presidenciáveis

Por bookess | Postado em Novidades | Em 23-09-2010

Tags:, , , , , , , , , ,

31

O que há em comum entre o russo Fiódor Dostoiévski e o mineiro Guimarães Rosa? A resposta: Dilma Rousseff, José Serra e Plínio de Arruda Sampaio. Os dois escritores são obras de referência para três dos quatro principais candidatos à Presidência da República ouvidos pelo GLOBO. Já Marina Silva fala de leituras mais direcionadas, em sua maioria livros a que foi apresentada na Faculdade de História (Clique aqui para ler os comentários de cada candidato sobre suas leituras).

A coincidência das citações ao autor de “Grande sertão: veredas”, clássico da literatura brasileira quase obrigatório nas leituras de escola, não é fortuita neste momento eleitoral, avalia o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto:

— É um livro de grande identidade nacional. Mostra a cara do Brasil, o sertão, cria novas palavras, uma nova linguagem.

Além das leituras fundamentais para.. a formação de cada candidato, a reportagem do GLOBO tentou fazer um apanhado dos livros que estão por trás dos ideários dos partidos políticos. É quase impossível, porém, medir a verdadeira extensão da bibliografia que rege os projetos de campanha. Tampouco é tarefa simples distinguir a linha tênue que separa novas ideias de obras clássicas.

Os próprios coordenadores de campanha têm dificuldade de identificar livros específicos. Garantem que o que está sendo apresentado à população é fruto, em boa medida, da experiência dos integrantes dos partidos políticos e da consulta popular que realizaram nos últimos meses. Além disso, os programas são feitos por especialistas que têm os seus livros de referência ou são eles próprios a obra de referência.

Mesmo assim, especialistas ouvidos pelo GLOBO conseguem enxergar obras importantes que permeiam as campanhas de 2010. Os desenvolvimentistas voltaram à moda e parecem estar presentes em boa parte dos projetos defendidos pelos partidos nestas eleições.

— A importância do mercado e do Estado se alternam no capitalismo ocidental — diz Eduardo Raposo, coordenador de pós-gradução e professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.

Além da relevância intelectual, livros acadêmicos muitas vezes também adquirem importância política, lembra Eduardo Raposo, da PUC-Rio. Textos que não tiveram receptividade durante o período predominantemente liberal que sucedeu as crises das décadas de 70 e 80 voltam a ter influência política hoje, dois anos após a maior crise econômica global desde 1929. Isso explica o retorno dos desenvolvimentistas após três décadas de monetaristas.
Para Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), o keynesianismo está muito claro no programa do PT, quando se discute a intervenção do Estado na economia. Tampouco se pode descartar, segundo ele, a influência de pensadores de viés estatista, como o conservador Oliveira Viana, autor de “Evolução do povo brasileiro”. A democracia mais participativa da britânica Carole Pateman, elaborada em livros como “Participation and Democratic Theory”, também tem suas influências sobre o partido, diz.

Um dos coordenadores do programa do PT, Marco Aurélio Garcia, afirma que são mais documentos e experiências de pessoas do que livros propriamente que compuseram o programa. Recentemente, no entanto, ele e Emir Sader lançaram o livro, que já está na terceira edição, “Brasil, entre o passado e o futuro” (Boitempo), com a colaboração de alguns intelectuais — integrantes do governo ou não — com propostas para o país.
Diz-se que este ano a campanha petista recebeu uma pitada extra de esquerda. O sinal estaria no documento “A Grande Transformação”, feito por Garcia e debatido no 4 Congresso Nacional do PT no início do ano, que serviu de minuta para a plataforma de governo da candidata oficial. Ele esboça planos de um pós-Lula mais à esquerda. A começar pelo título retirado do livro do economista austro-húngaro Karl Polanyi (1886-1964), uma obra de referência dos críticos do capitalismo.

O PSDB, segundo Leonardo Barreto, surgiu dentro da literatura social-democrata, com influências de um de seus principais autores, Fernando Henrique Cardoso. Mas, com Serra, a visão tradicional do partido de que o Estado tem um papel regulatório na economia é mais relativa. Parte do que defende o presidenciável estaria em seus próprios livros, diz Barreto.

— O Serra não é o FHC. Ele é da escola cepalina (da Cepal — Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) e de uma matriz de pensamento que se aproxima mais do PT quando se imagina o papel do Estado na economia — afirma o professor.

Xico Graziano, um dos coordenadores da campanha do PSDB, fala da rede colaborativa usada para montar as propostas do partido. Ele próprio visitou 13 estados dos país com o apoio dos aliados para verificar as diferentes visões de um mesmo problema. Um autor que lhe ocorreu durante a entrevista ao GLOBO foi o sociólogo Ignacy Sachs, que considera a sustentabilidade um conceito dinâmico, que traz uma visão de desenvolvimento que busca superar o reducionismo e estimula o diálogo entre os conceitos econômicos.

A bibliografia do PV, segundo o especialista Leonardo Barreto, é mais inovadora, tem uma perspectiva pós-moderna dos anos 90. Os integrantes do partido teriam deixado as fileiras marxistas para levantar outros casos. Valorizam a identidade das mulheres, das minorias étnicas, carregam a bandeira das políticas ambientais. Também se aproximam de Carole Pateman, de Habermas (com a questão da democracia deliberativa) e John Rawls (autor de “Uma teoria da justiça”). Tasso Azevedo, um dos coordenadores de conteúdo da campanha, uma das mais organizadas, afirma que o programa surgiu das reuniões dos grupos de colaboradores (90 pessoas). Além disso, foram criadas redes de contato para discutir cada um dos temas com quatro ou cinco especialistas, por assunto, e a sociedade.

Sobre o programa do PSOL, o candidato Plínio de Arruda Sampaio garante que a base são os grandes pensadores brasileiros: Caio Prado Jr., Florestan Fernandes e Celso Furtado. Deste último, Plínio destaca “Brasil: a construção interrompida” (Paz e Terra).

— Estas são pessoas que pensaram a formação brasileira. Eles levantaram as questões fundamentais do país: a exclusão social e a dependência, temas que nos interessam.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2010/09/18/os-livros-que-fazem-cabeca-dos-candidatos-partidos-325382.asp

Comentários (31)

All types of investments include certain dangers.

I do not know whether it’s just me or if everybody else experiencing problems with your blog.
It appears as if some of the text within your posts are running off the screen.
Can someone else please provide feedback and
let me know if this is happening to them too? This could be a issue with my browser because I’ve had this happen before.
Kudos

Awesome blog! Do you have any tips for aspiring writers?
I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for
a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused ..
Any tips? Thanks a lot!

I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts
in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this
web site. Reading this information So i’m glad to exhibit
that I have an incredibly good uncanny feeling I came upon exactly what I needed.

I most surely will make sure to don?t forget this web site and give it a
look regularly.

Stunning quest there. What occurred after? Thanks!

Today, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to see
if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

I’m gone to convey my little brother, that he should also visit this
blog on regular basis to get updated from latest information.

I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.

Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Either way keep up the excellent quality writing, it is
rare to see a great blog like this one today.

That is true for funding advice as properly.

Financial advisors business is individuals business.

You could definitely see your skills in the article you write.
The world hopes for more passionate writers such as you
who are not afraid to say how they believe. All the time go after your heart.

This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me.
Thanks!

You could definitely see your expertise in the work you write.
The sector hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to say how they believe.
Always follow your heart.

I’m very pleased to discover this site. I want
to to thank you for ones time just for this fantastic read!!
I definitely really liked every part of it and I have you book marked to look at new stuff on your web site.

Hi, Neat post. There is a problem along with your website in web explorer, might check this?
IE nonetheless is the market leader and a huge component
to other folks will pass over your fantastic writing due to
this problem.

Very rapidly this website will be famous amid all blogging and
site-building people, due to it’s nice articles

I’m really enjoying the design and layout of your site.
It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me
to come here and visit more often. Did you hire
out a designer to create your theme? Outstanding work!

I’m truly enjoying the design and layout of your website.
It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for
me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
Great work!

All sorts of investments come with sure risks.

When I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and
from now on every time a comment is added I recieve four emails with
the exact same comment. Is there an easy method you can remove me from that service?
Appreciate it!

A financial advisor is your planning partner.

And that is an investment risk worth taking.

I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz respond as I’m looking to design my own blog and would like to find out where
u got this from. appreciate it

Schwab Clever Portfolios invests in Schwab ETFs.

I want to to thank you for this fantastic read!!
I definitely loved every little bit of it. I have you book marked to look
at new things you post…

I’m no longer certain the place you’re getting
your info, but great topic. I must spend some time learning more or figuring out
more. Thank you for fantastic information I was searching for this information for my mission.

Hi it’s me, I am also visiting this web page regularly, this web site is really pleasant and
the users are truly sharing fastidious thoughts.

Thanks for sharing your thoughts about ig. Regards

I’ll immediately grasp your rss feed as I can not find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
Do you’ve any? Kindly permit me understand in order that I
may just subscribe. Thanks.

Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was curious about your situation; we
have developed some nice procedures and we are looking to swap techniques with others, why not shoot me an email if interested.

Yes! Finally someone writes about ig.

Deixe seu comentário