Em destaque

Literatura na era digital

O projeto Livro Falado lançou o site www.livrofalado.pro.br onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. “O objetivo também é atender pessoas com cegueira dos outros países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Timor...

Leia mais

Quando o redator assume o papel de revisor

Por bookess | Postado em Novidades | Em 23-10-2010

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

1

Todo redator cuidadoso pode assumir o papel de leitor de si mesmo, um avaliador do próprio texto. Durante a revisão, o redator muda de lugar palavras, frases ou até mesmo parágrafos inteiros num movimento que o leva a descobrir o que tem a dizer. De redator, o indivíduo passa para o papel de revisor e depois volta a desempenhar o papel de escritor. Além das convenções do sistema lingüístico; dos aspectos de coesão e coerência; da acessibilidade e aceitabilidade por parte do leitor; dos cortes necessários; da inclusão de novas informações ou reescrita de trechos que podem ser esclarecidos; o redator publicitário também verifica se o texto responde às instruções do briefing.

Clique abaixo para continuar lendo.As primeiras versões do texto podem apresentar passagens sem relação com o restante do texto e assim são descartadas. Outras passagens podem apresentar divagações que não estão correlacionadas diretamente às partes precedentes e seguintes. Estas devem ser postas em outra ordem ou integradas àquelas por meio de conjunções ou ainda frases de ligação. Tais modificações referem-se à revisão do conteúdo do texto.

As primeiras versões do texto também podem apresentar frases longas ou muito complexas resultando em cortes, construção de frases na voz ativa, substituição ou eliminação de termos que podem resultar em contradições. Tais modificações referem-se à revisão da forma do texto.

Importante observar que o conhecimento metacognitivo das regras gramaticais é relevante durante a revisão do texto. Agências de propaganda, geralmente, delegam a revisão de textos a um revisor para realizar especificamente essa tarefa. Isso não quer dizer que o redator está dispensado da tarefa de revisar seu próprio texto, porém o revisor é o profissional responsável pela revisão final.

Quando o redator considera o texto pronto coloca-se na posição de outra pessoa capaz de ler objetiva e criticamente. Nesse ponto ainda faz modificações: muda uma palavra, corta ou acrescenta uma frase e o texto está pronto para ser editorado.

Na prática, redatores e revisores ficam eternamente gratos pela interatividade. Bom demais!

Fonte: Maria Elisabeth Guimarães Mendonça – A criatividade na produção do texto publicitário sob a perspectiva das dimensões processual e lúdica. – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – COGEAE – Especialização em Língua Portuguesa – São Paulo – 2008 – Orientadora: Profa. Dra. Lílian Ghiuri Passarelli

http://palavraderevisora.blogspot.com/2010/10/quando-o-redator-assume-o-papel-de.html

Comentários (1)

Agradeço a publicação da matéria, incluindo a fonte.
Elisabeth Guimarães
http://palavraderevisora.blogspot.com

Deixe seu comentário