Em destaque

Pequenos, sim, mas levados a sério

Nos congressos de profissionais ligados ao livro para crianças, as sessões menos concorridas são as que apresentam conferencistas falando sobre teoria e crítica, diz o estudioso inglês Peter Hunt, de 65 anos, uma autoridade em literatura infanto-juvenil. Hunt, professor emérito da Universidade...

Leia mais

NaNoWriMo: Escreva um livro em 30 dias!

Por bookess | Postado em Dicas | Em 23-10-2015

Tags:, , ,

0

NaNo-2015-Participant-Banner

O NaNoWriMo – ou National Novel Writing Month – começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo todo com uma proposta de escrever um romance de no mínimo 50 mil palavras entre a hora zero do dia 1º de novembro e as 23:59 do dia 30 de novembro. Uma espécie de ONG que se propõe a motivar a escrita como um caminho para tornar o mundo um lugar mais criativo e vibrante (palavras do time no “about” do site).
Pode parecer loucura, mas saber que milhares de pessoas (em 2014 foram mais de 325 mil!) estão focadas e compartilham um objetivo ajuda a se manter focado.

Apesar do projeto ter começado como um desafio nacional nos Estados Unidos, os livros podem ser escritos em qualquer língua!

Você não necessariamente precisa estar cadastrado no NaNoWriMo para participar, mas caso queira, você pode se cadastrar no site.

Preencha seu perfil, crie seu livro, selecione sua região e tente ganhar badges por completar desafios.

Agora se inspire e comece a escrever!

Você pode atualizar diariamente sua contagem de palavras e, a partir do dia 20 de Novembro pode enviar ao site todo o seu texto para validar sua vitória!

Cumprindo ou não a meta de 50.000 palavras, provavelmente você já terá escrito mais do que em qualquer outro mês do ano.

 

Algumas dicas:

Para cumprir a meta, é necessário escrever cerca de 1700 palavras por dia, o que não é nada fácil – mas também não é impossível!

Apenas escreva, mesmo que não esteja perfeito. Lembre-se que o livro ainda precisará ser editado e revisado antes de ser publicado, então não se preocupe com a perfeição. Sua única preocupação neste momento deve ser escrever.

Apesar de as regras serem começar um livro do zero, nada impede um pouco de planejamento. O NaNoWriMo é uma maratona, então é crucial ter claro a ideia de seu livro antes de começar, assim não perderá horas tentando encontrar o rumo.

Entretanto, o NaNoWriMo não é uma competição. O valor do evento está na motivação proporcionada pela meta, prazo e coletividade. Ao fim do desafio você terá ao menos uma primeira versão completa de seu livro.
A próxima edição do NaNoWriMo está chegando. Então que tal já planejar e colocar no papel algumas ideias para sua obra?

 

As “Regras” do NaNoWriMo:

1) Escrever um romance de 50.000 mil palavras ou mais durante o mês de novembro.

2) Começar do zero. Nada impede o participante de fazer planejamentos, pesquisas, rascunhos, mas nenhum material escrito previamente pode ser utilizado na contagem final do desafio. Não é permitido dar continuidade a um trabalho pré-existente.
3) Aceita-se somente romances. É considerado um romance todo trabalho longo de ficção, incluindo ficções de fãs (FanFics) e coletâneas de contos, desde que tenham um tema em comum. Música, poesias, roteiros, quadrinhos, e obras de não ficção (biografias, memórias, autoajuda) não são romances.
4) Autoria única. Não são permitidos livros escritos em parceria. Espera-se que o participante escreva mais do que uma única palavra repetida 50 mil vezes.
5) Enviar o livro ao site para validação de palavras nos últimos dias de novembro.

 

 

Comentários protegidos.