Em destaque

Livros que fazem a cabeça dos presidenciáveis

O que há em comum entre o russo Fiódor Dostoiévski e o mineiro Guimarães Rosa? A resposta: Dilma Rousseff, José Serra e Plínio de Arruda Sampaio. Os dois escritores são obras de referência para três dos quatro principais candidatos à Presidência da República ouvidos pelo GLOBO. Já Marina...

Leia mais

A importância da capa nos livros

Por bookess | Postado em Dicas | Em 25-10-2010

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

1

Acredito que todo mundo ao entrar numa livraria, fica passeando pelos corredores com suas enormes estantes recheadas de livros, até quando se detém pela capa de um exemplar que de imediato chamou a sua atenção. Confesso que primeiramente fico atraída pela capa, em seguida vejo o título, por fim, olho a contra-capa para ler a sinopse, e assim saber do que o livro se trata realmente. Entretanto, mesmo com todo o chamariz em torno da capa, o que contará mesmo é o seu conteúdo. Muitos já se decepcionaram ao comprar um livro pela capa, e só depois decobrir que a história em si não agradou muito.

A capa, como embalagem do livro, tem a sua importância obviamente, mas é preciso cultivar o hábito de ler a sinopse, e se possível também, o primeiro capítulo do livro antes de decidir comprá-lo. As editoras devem permitir que o autor participe de todo o processo na construção da capa, que deve representar toda a estória numa simples (ou nem tanta) imagem carregada de tantos significados que  abrirá a porta para o leitor no universo do livro.

O meu livro A Herdeira terá uma nova capa, que será feita pela designer Regiane Cristina, uma profissional que leva a sério a importância de uma boa arte em book cover. Convido vocês a conhecer um pouco do trabalho dela na sua página no Deviantart, e ficarão fascinados com o seu talento. Eu mesma fiquei maravilhada com a sua galeria digital, e acredito que vocês também irão gostar: http://desideriasp.deviantart.com/

Bom, neste processo eu já escolhi uma linda imagem que representasse a mulher aristocática, muito semelhante a personagem principal, Maria Luísa, e sei que ela fará um ótimo trabalho, que irá cativar todos os leitores de “A Herdeira”. A minha idéia é que a mulher da capa esteja usando um colar de diamantes, que é o objeto central de toda a trama. Em breve postarei o resultado deste trabalho, mas sei que o processo será logo até colocar meu livro à venda no Bookess. Mesmo assim, espero contar com o apoio de todos vocês.

Até mais!
Abraços.

Mariana Ribeiro

Fonte: http://confissoesdeumaescritoraamadora.blogspot.com/2010/10/importancia-da-capa-nos-livros.html

Comentários (1)

Bookess, adorei o post deedicado a importância da capa nos livros!
Muito obrigada por divulgar o post, considero um fator importantíssimo tanto para os autores quanto para as editoras.
Ótima divulgação!
Abraços.

Deixe seu comentário