FAQ - Editora

Elaboramos este guia para orientar na utilização da plataforma Bookess de maneira simples e objetiva. Para criar uma editora, basta seguir estas diretrizes:

  1. Complete suas informações e personalize sua editora
  2. Envie seus livros
  3. Disponibilize os livros à venda.
  4. Venda
    1. Venda impressa
    2. Venda digital
    3. Distribuição Digital
    4. Selo Boa Escolha
  5. Acompanhe seus rendimentos

Complete suas informações e personalize sua editora

Na página de configurações você deve adicionar informações bancárias (para recebimentos de pagamentos) - e informações adicionais - que dão maior credibilidade a sua empresa, opção para envio do seu logo, etc.

Recomendamos que você configure as contas da Editora nas redes sociais, mantendo as ações na Bookess sincronizadas com as mesmas. Isso ajuda a divulgar as obras e, consequentemente, a aumentar as vendas. Para configurar a conta você deve ir até a área intitulada como "Bookess Connect" e marcar as opções de redes sociais que a Editora tiver. Ao clicar, uma nova janela será aberta, e basta seguir as orientações e concluir a integração. Sugerimos a criação de uma conta nas redes sociais em que sua editora não tenha cadastro.

Oferecemos a personalização gratuita da página, onde você poderá escolher uma paleta de cores e até mesmo um plano de fundo. Você pode ver um exemplo de editora personalizada clicando aqui

Envie seus livros

Sempre que você quiser adicionar um livro, isto deverá ser feito através da página de publicação. Nesta página, você irá selecionar o arquivo do livro no computador e o enviará para a Bookess. Depois de enviado, uma nova página será exibida para você digitar as informações sobre o livro. Essas informações devem ser completas e claras, uma vez que isso ajudará os usuários a encontrar os livros.







Depois que preencher todas as informações e clicar em "Finalizar", você será redirecionado para a página de administração do livro (este é o lugar onde você poderá alterar todas as informações do livro, incluindo privacidade, capa, preço, etc.) O caminho para chegar novamente nesta página é Minha Conta > Meus Livros > [Escolha o livro e clique em editar]. Enquanto o livro espera para ser convertido, você pode ir criando a capa. Para tanto, clique em "Edite essa capa", logo acima da capa no lado superior esquerdo.



Você deve ter percebido que, enquanto preenchia as informações de um livro, foi solicitado o nome e sobrenome do autor. Isso cria um cadastro de autor para que ele possa ser utilizado posteriormente e também para mostrar mais informações para os leitores que chegarem a sua obra. É muito importante que a Editora cadastre todas as informações sobre o autor de cada livro, incluindo a sua foto. Para fazer isso você deve ir em Minha Conta > Autores > [Escolha o autor e clique sobre o seu nome].

Disponibilize os livros à venda.

A Bookess possibilita que a Editora venda os livros nos modelos impresso e digital. Para os livros digitais a Editora tem a opção de distribuição global, onde enviamos os livros para grandes livrarias tais como Amazon, Apple e Kobo.

Antes de prosseguir, certifique-se de ter preenchido todas as informações citadas.

Venda

Para que a Editora possa vender os livros no modelo impresso é obrigatório que este se enquadre em um dos tamanhos que nós aceitamos. Se os livros tem um formato aceito, você verá um botão verde escrito "Venda este livro (impresso)", caso contrário aparecerá "Incompatível para a venda impressa". Nesse caso, você pode adaptar os livros aos tamanhos aceitos e reenviá-los através da página de administração do livro, citada anteriormente. Se você seguiu todos os passos descritos, clicando sobre o botão "Venda este livro (impresso)" você será redirecionado para uma nova página onde serão apresentadas algumas opções de serviços opcionais pagos em azul e um box verde logo abaixo. No box verde você configurará o preço de venda dos livros. A Editora poderá escolher quanto quer ganhar ou qual será o valor final dos livros (o lucro será automaticamente calculado com base no valor escolhido). Também terá a opção de contratar alguns serviços editoriais, como ISBN, transformação e-PUB, etc. Terá também tem a opção de já comprar alguns exemplares para apreciação .







Se a Editora tiver interesse em vender os livros no modelo digital, marque a opção "Desejo ser redirecionado(a) para a página de habilitação da versão digital logo que terminar esta operação.".

Uma vez preenchido, leia com atenção os avisos em amarelo e, caso esteja de acordo, clique em habilitar a venda. A página que segue serve para você se certificar que está de acordo com a capa. Se você está certo que a capa está perfeita, clique em "Finalizar!".

Venda digital

Para venda digital, siga os mesmos passos do tópico anterior, apenas atentando para clicar sobre o botão "Venda este livro (eBook)". Os eBooks não precisam se enquadrar em um formato em específico, sendo assim, nunca verá uma mensagem de incompatibilidade.

Se desejar vender os livros também em outras livrarias, selecione a opção "Desejo comercializar meu livro em formato digital nas seguintes livrarias".

Distribuição Digital

A Bookess permite a venda de seus melhores livros digitais na iBookstore - Apple em mais de 30 países!

Quanto a Editora ganhará?

Os royalties serão distribuídos da seguinte forma:

30% Editora

50% Apple

20% Bookess

O que é preciso para eu vender os livros na iBookstore?

1 - O livro deve ter sido reconhecido com o Selo Boa Escolha.

2 ? O livro deve ter ISBN digital. (e-ISBN).

3 - É preciso que o livro esteja em formato EPUB (que é um padrão internacional para e-books); nós mesmos podemos fazer esta conversão. A conversão precisa ser realizada de forma profissional, pois as livrarias digitais exigem elevados critérios de qualidade na formatação e design dos Epubs à venda.

E se fizerem cópia das obras?

Não se preocupe com a proteção anti-cópia. Os livros vendidos na Apple possuem tecnologia de proteção DRM para iPad, iPod e iPhone.

Como a editora terá controle das vendas?

A Editora receberá os relatórios de vendas mensalmente e os royalties serão pagos seguindo a política atual da Bookess: http://www.bookess.com/infos/terms-of-use/

Para a venda na Amazon, Saraiva, Travessa, Cultura e cerca de uma dezena de livrarias digitais segue a distribuição de royalties:

50% Livraria

30% Editora

20% Bookess

O que faço para me inserir neste mercado mais amplo?

Solicite gratuitamente o Selo Boa Escolha. Caso seu livro precise de alguma melhoria, você poderá contratar na área de serviços editoriais - https://www.bookess.com/services/

Selo Boa Escolha

O Selo Boa Escolha informa o leitor o livro segue alguns padrões de qualidade definidos pela Bookess.

Atualmente são verificados itens como diagramação, capa e ortografia/gramática.

Como obter o selo?

Para efetuar estes passos você deverá estar autenticado no site.

Na página de leitura do livro, passe o mouse sobre o selo "Boa Escolha Bookess" (que estará desabilitado) e verifique se o livro está de acordo com os pré-requisitos informados. Caso esteja, marque as caixas e clique em "Requerer avaliação". Desta maneira, você estará solicitando à equipe Bookess que analise o seu livro dentro dos critérios exigidos.

Após o término dos passos descritos acima, você precisa apenas aguardar a avaliação. Você receberá um comunicado no seu email cadastrado sobre o resultado desta análise.

Acompanhe seus rendimentos

Você pode acompanhar a venda dos livros vendidos na Bookess através de relatórios atualizados diariamente. Para visualizá-los basta acessar a sua conta como editora no site da Bookess e clicar em Minha Conta > Vendas. Estarão disponíveis informações sobre as vendas feitas na Bookess e as vendas nas demais livrarias são atualizadas mensalmente por volta do dia 15.

escrito por
Sinopse

...

 Versão Mobile
ou  
Veja mais em